Maps and Metrics

Terceiro Setor


Definir com clareza o propósito é mais importante para as organizações do terceiro setor, que para aquelas que visam lucro.


As organizações do terceiro setor, devido a sua dedicação à causa, muitas vezes se descuidam de questões que são muito  importantes.

Entre estas é preciso destacar a definição objetiva de sua missão e se manter fiel a ela, pois muitas vezes levadas por demandas meritórias desviam de sua missão, com perda de foco, eficácia e eficiência.

Outra questão que muitas vezes é deixada de lado é a governança corporativa.

É comum nos depararmos com fundações e institutos, mesmo os ligadas ao setor privado, que misturam a função de governança com a função de gestão, realizam pouquíssimas reuniões do conselho, as vezes somente duas e até casos de uma única reunião por ano.

As vezes até mesmo as obrigações legais e regulamentares são deixadas de lado,  o que pode provocar sérios problemas à organização e aos membros do conselho, sem que estes de deem conta.

Também tem ocorrido muitos casos de instituições que se lançam em um sem numero de projetos, as vezes sem sinergia entre si e sem um planejamento cuidadoso e de repente se veem obrigadas a interromper seus projetos por falta de recursos.

Muitas vezes, falta-lhes uma estratégia e um método para executar a estratégia o que diminui a eficiência da aplicação de seus escassos recursos, o que nos leva a uma outra questão que é a da produtividade, ou seja, fazer mais com menos.

Melhorar a produtividade é muito importante, pois permitiria atender mais pessoas com os mesmos recursos.

Além,  de cumprir a missão e entregar a proposta de valor aos públicos alvos, é preciso também melhorar a produtividade e a prestação de contas.

 

MOD_BREADCRUMBS_HEREHome Serviços Terceiro Setor