Maps and Metrics

Estratégia Empresarial



“Estratégia é menos um processo mecânico e mais uma questão de muito diálogo, debates, geração de ideias, decisões e muita cognição”

 A Matiolli

Embora o conceito e os componentes da estratégia empresarial estejam bastante difundidos, não existe uma forma única de desenhar a estratégia de uma organização.

Esta forma, depende entre outros fatores da cultura, maturidade,  e setor de atuação, e precisa ser escolhida em conjunto com os líderes da organização.

Mas, qualquer que seja o modelo a ser adotado, acreditamos que o processo de escolha da estratégia exige muito diálogo, reflexão e troca de ideias e passa por algumas etapas clássicas, tais como: definição do propósito, entender o contexto, entender onegócio, escolha dos clientes alvo, identificar - avaliar e selecionar oportunidades, escolher a proposta de valor, explicitar capabilidadese recursos necessários a execução da estratégia.

Para que a estratégia aconteça é preciso executá - la e para isso é necessário:

A - Desenvolver uma estrutura que suporte a estratégia

B -  Uma metodologia para controlar a execução da estratégia

C - Implementar um sistema de incentivos ligado à estratégia

D - Desenvolver uma cultura voltada a resultados e à execução

Também é possível que algumas organizações acreditem já saber qual é sua estratégia e prefiram ir direto à construção da mapa estratégico ou do modelo de negócio.

 

MOD_BREADCRUMBS_HEREHome Serviços Estratégia Empresarial